Características do TDAH
Março 30, 2022
Show all

📌 Como saber se meu filho tem TDAH?

As crianças com TDAH são frequentemente percebidas por “não prestar atenção”; dificuldade de  focalizar a atenção seletivamente e organizar respostas rápidas. Assim, o desempenho acadêmico é afetado, os relacionamentos familiares e social e o ajustamento psicossocial. Portanto, devem ser alvo de intervenção.

A quantidade e o ritmo de movimentos acima do normal, também causam dificuldades. A movimentação da criança é tanta que ela precisa ser vigiada o tempo todo, pois corre riscos de se envolver em situações perigosas. A criança hiperativa tem mais energia e menos necessidade de sono e repouso.

Outra questão clinicamente relevante é a da duração dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade.

Normalmente, as crianças com TDAH apresentam uma história de vida desde a idade pré-escolar com a presença de sintomas ou, pelo menos, um período de vários meses com sintomas. A presença de sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade por curtos períodos (dois a três meses) que se iniciam claramente após um desencadeante psicossocial (por exemplo, a separação dos pais) deve alertar o clínico para a possibilidade de que a desatenção, a hiperatividade ou a impulsividade sejam mais sintomas do que parte de um quadro de TDAH.

Kelly Lee Alves
Kelly Lee Alves
Relações Públicas. Gestora de Marketing. Mestrado em Antropologia de Iberoamérica pela Universidade Salamanca, Universidade de Léon, Universidade de Valladolid - Espanha. Life e Professional Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Formação em Hipnose Clássica e Ericksoniana. Mãe de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *