As características predominantes do TDAH em crianças são excessivas: dificuldades em manter o foco em atividades que exigem esforço mental prolongado e atividades que precisem de atenção a regras e prazos definidos; dificuldades em iniciar e finalizar tarefas; dificuldades em fazer conclusões, análise e síntese, reconhecer erros e revertê-los; dificuldades em organização, memorização e em seguir fluxos de tarefas e de internalizar conceitos (BENCZIK; CASSELA, 2015). Pacientes com TDAH também podem apresentar dificuldades de autorregulação emocional levando a extrema labilidade de humor (ROHDE; MATTOS, 2012). Além disso, tendem a ser introspectivas, apresentarem irritabilidade, ansiedade excessiva, sono intranquilo e aversão à frustração. Em consequência de tudo isso, podem ter problemas de aprendizagem e de relacionamento.
Problemas emocionais têm sido descritos no TDAH, mesmo sem comorbidades como transtornos depressivos ou de ansiedade, podendo manifestar-se em birras severas e comportamento agressivo, irritabilidade ou labilidade (reações afetivas desproporcionais aos eventos) (PURPER-OUAKIL; FRANC, 2011).