Existem transtornos associados?
Março 30, 2022
Características do TDAH
Março 30, 2022
Show all

📌 Como se fazem Diagnósticos

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce pode prevenir danos graves na aprendizagem da leitura e do cálculo. A avaliação multiprofissional facilitará a identificação, se for o caso, de comorbidades, e, assim, ser proposto o tratamento adequado a cada caso. A escola deve estar atenta ao diagnóstico da criança e às características do TDAH, e buscar a melhor didática (de forma objetiva), alterar o tom de voz, ensinar de maneira interessante, dosar os conteúdos, escutar a criança, estabelecer rotinas mais leves e divertidas, utilizando jogos e brincadeiras para desenvolver e estimular as áreas comprometidas, manter um ambiente acolhedor e reforçador das conquistas e comportamentos adequados.

O Tratamento adequado para as crianças com TDAH deve ser multidisciplinar, inclui medicação, psicoterapia, terapia ocupacional, e, em muitos casos, fonoaudiológico, especialmente quando está presente o transtorno do processamento auditivo. Dentre esses cuidados, a psicoterapia é responsável de forma mais direta pela REGULAÇÃO EMOCIONAL das crianças com TDAH, embora não seja a única, uma vez que em toda e qualquer atividade deve ser incluído este objetivo.

A psicoterapia de crianças com TDAH com o objetivo de desenvolver a regulação emocional envolve uma série de atividades de expressão corporal, verbal e comportamental a fim de estimular a autoconfiança, o controle dos impulsos, a noção de empatia, a redução da ansiedade e equilibrar o regular o humor. Envolve um infinidade de jogos, brincadeiras e materiais, além de técnicas específicas de cada abordagem psicológica,  que proporcionam à criança se expressar em ambiente relaxado, tranquilo, sem julgamento e acolhedor.

A avaliação começa com uma extensa análise clínica do caso por um especialista em TDAH e deve incluir entrevistas com pais ou responsáveis e com o próprio paciente, investigação acerca de comorbidades psiquiátricas a fim de diferenciar os sintomas de outras patologias, como o transtorno opositor e desafiante, depressão, ansiedade, o Transtorno Bipolar, manifestações emocionais, entre outras possibilidades e revisão do histórico médico, psicossocial e familiar, desenvolvimento infantil, vida escolar / profissional; relacionamentos, dificuldades e expectativas mencionadas pelo paciente, que possam estar relacionadas à distração, hiperatividade /agitação e impulsividade, dentre outros sintomas.

Escalas de avaliação do comportamento, preenchidas tanto por pais ou responsáveis quanto por professores, são ferramentas úteis para o processo de avaliação dos sintomas, embora não seja recomendado seu uso como única fonte para realização do diagnóstico. Ainda segundo os parâmetros clínicos da Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, a utilização de testes psicológicos ou neuropsicológicos não é obrigatória para o diagnóstico do TDAH, mas é recomendada em casos de suspeita de déficits intelectuais ou transtornos de aprendizagem, podendo contribuir de forma significativa para o entendimento de déficits funcionais do paciente.

A partir desta análise preliminar e das características do caso, o especialista pode solicitar outros testes e exames, desde exames médicos – clínicos e/ou neurológicos – ou outros exames psicodiagnósticos, como avaliação cognitiva, neuropsicológica, comportamental e emocional. Uma avaliação mais detalhada se faz especialmente necessária quando há suspeita de outros transtornos, comorbidades ou fortes componentes comportamentais, emocionais ou cognitivos (intelectuais) envolvidos.

Kelly Lee Alves
Kelly Lee Alves
Relações Públicas. Gestora de Marketing. Mestrado em Antropologia de Iberoamérica pela Universidade Salamanca, Universidade de Léon, Universidade de Valladolid - Espanha. Life e Professional Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Formação em Hipnose Clássica e Ericksoniana. Mãe de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *