Separamos alguns tratamentos
Comprovados
e Eficazes.

📌 Como é o tratamento do TDAH?
O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicopedagógicas, neuropsicológica, psicossociais e psicofarmacológicas e na maioria das vezes, é necessária a combinação de várias das seguintes intervenções: esclarecimento familiar sobre o TDAH; intervenção psicoterápica com a criança ou adolescente; intervenção psicopedagógica e/ou de reforço de conteúdos; uso de medicação; orientação de manejo para a família; orientação de manejo para os professores.
O Tratamento adequado para as crianças com TDAH deve ser multidisciplinar, inclui medicação, psicoterapia, terapia ocupacional, e, em muitos casos, fonoaudiológico, especialmente quando está presente o transtorno do processamento auditivo. Dentre esses cuidados, a psicoterapia é responsável de forma mais direta pela REGULAÇÃO EMOCIONAL das crianças com TDAH, embora não seja a única, uma vez que em toda e qualquer atividade deve ser incluído este objetivo.
A psicoterapia de crianças com TDAH com o objetivo de desenvolver a regulação emocional envolve uma série de atividades de expressão corporal, verbal e comportamental a fim de estimular a autoconfiança, o controle dos impulsos, a noção de empatia, a redução da ansiedade e equilibrar o regular o humor. Envolve um infinidade de jogos, brincadeiras e materiais, além de técnicas específicas de cada abordagem psicológica, que proporcionam à criança se expressar em ambiente relaxado, tranquilo, sem julgamento e acolhedor.
📌 Como é o tratamento psicológico do TDAH?
Com relação às intervenções psicológicas, elas podem ser centradas na criança ou adolescente, na família ou na escola. A terapia individual é mais voltada para o tratamento dos sintomas primários do TDAH, da autoestima negativa e de outros sintomas comportamentais como a agressividade e ansiedade. Já as intervenções psicossociais envolvem aspectos do relacionamento social, com o objetivo de auxiliar a criança ou o adolescente a lidar com conflitos sociais. Esse tipo de intervenção, realizada com pessoas que convivem e se relacionam com a criança, busca tanto esclarecer como desenvolver habilidades para o trato com a criança quanto auxilia-la a lidar mais efetivamente com as situações sociais.
📌 Como é o tratamento psicoeducacional do TDAH?
A psicoeducação que o terapeuta realiza com pais, professores e outros responsáveis favorece uma grande melhora nos ambientes em que se relacionam com os pacientes, pois começam a entender as causas do TDAH e, a partir do momento em que compreendem que estas crianças não escolhem apresentar os comportamentos inadequados, começam a cobrar e rotular menos e a apoiar mais. O entendimento sobre o transtorno, inclusive pelas próprias crianças e adolescentes, facilita a adesão e comprometimento destes e dos familiares ao tratamento. Acreditamos que haverá muito avanço nas pesquisas sobre TCC para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade na infância, assim como em uma maior conscientização da nossa sociedade em relação ao tema.